sábado, 11 de julho de 2009

RO: Edital de concurso para auditor fiscal do estado deve ser publicado na próxima semana

A publicação do edital do concurso público que oferece 50 vagas para auditores fiscais da Receita Estadual depende apenas da redação final do documento. A previsão é que na semana que vem o edital seja publicado e a Fundação Carlos Chagas será responsável pela realização do concurso em Rondônia.

De acordo com a secretária Adjunta da SEFIN, Marici Salete Baseggio, há oito anos o Governo do Estado não realiza concurso público para auditor fiscal. Período em que vários servidores se aposentaram ou seguiram outras carreiras com salários mais atrativos. “Nós temos um levantamento de 64 auditores que deixaram o quadro, a maioria por aposentadoria. E uma minoria que saiu por ter passado em outros concursos públicos. O que queremos basicamente com este concurso é repor o quadro”, explicou.

Atribuições de auditor fiscal
O trabalho básico de um auditor é analisar a legislação, verificar a situação das empresas, observando onde há elisão e evasão fiscal.

Salário atrativo
Hoje a remuneração de bruto e inicial de um auditor fiscal é de aproximadamente R$ 9 mil, podendo chegar até R$ 15 mil que é o teto quando da participação em multas arrecadadas. É que ao realizar as ações preventivas, coercitivas e punitivas junto às empresas, o auditor recebe uma participação das multas pagas pelo contribuinte ao Estado e isso serve de estímulo.

De acordo com a legislação estadual, o auditor fiscal tem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, ou seja, trabalha 8 horas diárias. Jornada que pode ultrapassar as 40 horas quando estiver de plantão em postos fiscais, porém conta com o revezamento de escala.

Com informações da SEFIN:

Nenhum comentário:

Postar um comentário