sexta-feira, 24 de julho de 2009

TJ/MT: Tribunal Pleno aprova abertura de 43 vagas para novos magistrados

O Tribunal Pleno aprovou por unanimidade a regulamentação do concurso público para ingresso na carreira de magistratura do Poder Judiciário de Mato Grosso, que oferecerá 43 vagas para serem preenchidas com vistas a atender a demanda de juízes de Direito no Estado. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (23/7) em sessão extraordinária, realizada no Plenário 1 do Tribunal de Justiça, presidida pelo desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos.

O presidente do TJMT fez questão de ressaltar aos presentes que há previsão orçamentária suficiente para abarcar os custos com o certame. A ação faz parte do Planejamento Estratégico da Gestão 2009/2011, que prevê entre as suas medidas a realização de concurso público de provas e títulos para magistratura, assim como a nomeação e posse dos novos magistrados. Essas estratégias têm como consequência o cumprimento da Meta de número dois, que visa a identificação do tempo médio de julgamento dos processos na Primeira Instância e a adoção de medidas para dar celeridade às decisões, beneficiando sobremaneira os serviços prestados à sociedade.

O concurso para magistratura em Mato Grosso será composto por seis etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira constará de prova objetiva e a segunda, duas provas escritas. Na terceira etapa ocorrerá a inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e psicotécnico. Na quarta etapa, o candidato fará prova oral. Na quinta fase será realizado o curso de formação para ingresso na carreira de magistratura e na sexta e última, avaliação de títulos. A participação dos candidatos em cada etapa dependerá da aprovação na fase anterior.

Nomeações de servidores – E para promover mais celeridade aos serviços prestados à sociedade, em consonância com as recomendações do Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário de Mato Grosso recomeçou neste mês de julho a nomear candidatos aprovados no último Concurso Público para Provimento de Cargos de Primeira e Segunda Instâncias do Judiciário do Estado. O certame foi realizado no ano passado e os servidores aprovados para o referido cargo começaram a ser nomeados paulatinamente para tomarem posse em suas vagas. Até maio deste ano, 260 candidatos aprovados foram nomeados, sendo que destes, 96 foram nomeações de analistas convocados a atuar nos mais diversos Pólos do Estado.

Fonte:http://www.tj.mt.gov.br/conteudo.aspx?IDConteudo=11797

Nenhum comentário:

Postar um comentário