quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Estado deve ter estrutura própria para organizar concursos, defende Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu hoje (14) em audiência pública na Câmara dos Deputados que o Estado deve ter uma estrutura para atuar na organização de concursos.

Na avaliação de Haddad, as instituições estatais como o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e a Escola de Administração Fazendária (Esaf) já têm inteligência acumulada para garantir maior segurança dos processos seletivos.

“O que eu tenho ouvido é que há uma preocupação muito grande em relação ao sistema de provas de concurso e suas vulnerabilidades. Uma solução seria uma instância estatal de inteligência que possa atuar em parceria com ministérios e governos para garantir a segurança dos processos seletivos”, disse. O ministro sugeriu que essa instância seja uma empresa pública ou uma autarquia.

Alguns parlamentes propuseram que o MEC tenha uma gráfica própria que pudesse imprimir provas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi adiado após o vazamento da prova, e outras avaliações. O ministro disse acreditar que a Casa da Moeda tenha capacidade instalada para imprimir provas. “Quando você começa a imprimir uma prova de concurso, há uma semelhança muito grande com imprimir dinheiro, porque aquele material vale muito”, comparou.

Haddad defendeu que o Congresso Nacional aprofunde o debate sobre a legislação dos concursos, inclusive sobre as punições previstas em lei para o caso de fraudes. “ Será que o tratamento penal está adequado para crimes que causam transtornos a milhões de pessoas? Porque existem quebras de sigilo e quebras de sigilo. Nesse caso é um assunto de segurança do Estado”, afirmou. (Edição: Juliana Andrade)

Fonte:http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/10/14/materia.2009-10-14.8561514481/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário