quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tribunal de Justiça de Goiás deve lançar novo edital para juízes em um prazo de 10 dias

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) deve lançar novo edital para o cargo de juiz substituto em um prazo de 10 dias. Um primeiro edital já havia sido publicado, mas deve ser adaptado à resolução número 75, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a fim de padronizar as seleções para ingresso na magistratura.

Segundo a Comissão de Seleção e Treinamento do Tribunal, o número de vagas oferecido pelo primeiro edital de abertura será mantido. Serão preenchidas 23 oportunidades, com remunerações de cerca de R$ 18 mil - o vencimento exato não foi informado. O número de chances pode aumentar de acordo com a necessidade do órgão.

Para participar da seleção, será necessário ter bacharelado em Direito e três anos de experiência jurídica comprovada. O candidato também deve ter colado grau há pelo menos três anos. A nova data de inscrições será publicada em breve.

Novas regras
De acordo com resolução, que foi aprovada no mês de maio, todos os concursos públicos para juízes agora deverão ser padronizados. As regras devem ser seguidas por todos os Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho.

Entre outros pontos, a resolução define as etapas avaliativas pelas quais os aspirantes à magistratura devem passar, sendo elas prova seletiva, duas provas escritas (um exame discursivo e um teste de prática de sentença), prova oral e prova de títulos. A última etapa é constituída de sindicância de vida pregressa e funcional do candidato, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, que não era exigido.

A nova regra também prevê a reserva de no mínimo 5% das vagas para portadores de necessidades especiais. Em todas as fases do concurso, o candidato deficiente poderá recorrer, exceto na prova oral. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, mais de mil sugestões foram encaminhadas ao CNJ por cidadãos, escolas e instituições públicas.

Fonte:http://concursos.correioweb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário