quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CNJ considera ilegal exigência de exame toxicológico para posse de servidores

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por maioria de votos, considerou ilegal o artigo 38, XI da Resolução nº 15/2009 do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que prevê o exame toxicológico como requisito para a investidura em cargo público administrativo daquele tribunal. Durante o julgamento do PCA 0002989-91.2009.2.00.0000, na 98ª sessão plenária, realizada nesta terça-feira (09/02), a maioria dos conselheiros avaliou que a exigência é ilegal.

O argumento é de que a definição de requisitos para a escolha de servidores públicos por concursos é uma matéria de competência do Poder Legislativo e não cabe aos tribunais estabelecer critérios próprios para a seleção. Além disso, a regra estabelecida pelo TJMA se referia apenas a cargos administrativos, deixando de fora os candidatos a magistrados e a cargos comissionados. De acordo com os conselheiros, isso afrontaria o princípio da isonomia. O questionamento sobre a legalidade da exigência de exame toxicológico pelo Tribunal do Maranhão foi apresentada ao CNJ, no ano passado, pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus).

Fonte:http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10034:cnj-considera-ilegal-exigencia-de-exame-toxicologico-para-posse-de-servidores&catid=1:notas&Itemid=169

Nenhum comentário:

Postar um comentário