sábado, 9 de outubro de 2010

DICAS CONCURSOS: Direito Constitucional

Quem presta concurso já deve ter reparado que a disciplina Direito Constitucional está sempre presente, independentemente do cargo almejado, nas mais variadas seleções públicas. Direito Constitucional é uma disciplina de grande peso, principalmente para aqueles que prestam concurso na área jurídica.

Como é a Constituição que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro, o candidato que domina bem essa disciplina se torna capaz de resolver muitas questões da prova, já que as outras disciplinas jurídicas cobradas em concursos públicos sempre têm correlação com o Direito Constitucional.

A dica para aqueles que ainda encontram dificuldades nesta disciplina não pode ser outra, é necessário ler o texto constitucional (uma boa memorização, o famoso “decoreba” do texto constitucional). A leitura da Constituição deve se tornar um hábito na vida dos concurseiros, já que muitas bancas examinadoras, tais como a Fundação Carlos Chagas, enfatizam os mínimos detalhes.

Por outro lado, a simples leitura e conhecimento do texto constitucional podem não ser suficientes para que o candidato domine completamente a disciplina, já que outras bancas de concurso, tais como CESPE/UNB e ESAF, exigem, em suas provas, um conhecimento equilibrado entre letra da Constituição, doutrina e jurisprudência dos tribunais brasileiros.

Dessa forma, um estudo completo da matéria pode ser resumido da seguinte forma: Leitura da Constituição de 1988; uso de uma boa doutrina (para concursos o ideal é focar em livros específicos. Recomendo os livros: Direito Constitucional Esquematizado de Pedro Lenza e Direito Constitucional Descomplicado, de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, pois são livros de leitura fácil e que podem ajudar, principalmente, quem está começando seus estudos na disciplina); e estudo da jurisprudência (importante aqui é a leitura dos Informativos do STF e STJ).

Dica legal e complementar aos estudos: A Constituição Anotada pelo STF é ideal para quem presta concursos. Ela se encontra disponível gratuitamente no site do STF, e está sempre atualizada com a jurisprudência da Corte. A constituição está disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/constituicao.asp
Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário