quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MPF recomenda suspensão do concurso para 750 vagas na PRF

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro pediu a suspensão imediata do concurso da Polícia Rodoviária Federal para 750 vagas, que tem mais de 113 mil candidatos inscritos.

Segundo informações da assessoria de imprensa do MPF, o edital do concurso permitia que um candidato concorresse em vários estados com uma única prova, aumentando as chances de ser aprovado. No edital estava previsto que o candidato poderia escolher o local onde faria a prova e a localidade onde gostaria de trabalhar – poderiam ser cidades distintas.

De acordo com o procurador da República responsável pelo pedido, Édson Abdon, essa brecha no edital favorecia concorrentes com poder aquisitivo para se inscrever em mais de um estado ou que obtiveram isenção de taxa.

A recomendação do MPF também indica que a empresa responsável pelo concurso, a Funrio, pode ter deixado essa brecha propositalmente para lucrar com candidatos que se inscreveram várias vezes. O MPF ainda coloca sob suspeita a forma de contratação da empresa, já que, segundo o Ministério Público Federal, “os serviços a serem executados pela Funrio não integram sua finalidade institucional, havendo, ainda, indícios de dispensa imotivada de licitação, uma vez que existem várias outras empresas que organizam concursos públicos”.

Para não prejudicar os candidatos, o MPF também recomendou à Funrio que devolva o valor das taxas pagas àqueles que se inscreveram várias vezes, cobrando apenas o valor da inscrição no primeiro estado no qual o concorrente se candidatou. Caso a empresa não consiga fazê-lo, segundo a recomendação, deverá cancelar as inscrições múltiplas e reabrir o prazo para inscrição no concurso. A recomendação é um instrumento usado pelo Ministério Público para defender o interesse público sem recorrer a um processo

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1332937-9654,00-MPF+RECOMENDA+SUSPENSAO+DO+CONCURSO+PARA+VAGAS+NA+PRF.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário