quinta-feira, 16 de julho de 2009

MS: Teruel propõe cotas para indígenas em concursos públicos

O deputado estadual Pedro Teruel, Líder do Partido dos Trabalhadores apresentou ontem (15/07) um Projeto de Lei que cria cota de 3% para indígenas nos concursos públicos no Estado de Mato Grosso do Sul. A medida atinge os concursos para provimentos de cargos nos Poderes Públicos.

O projeto de Teruel, assinado pela bancada do PT, tem ainda o apoio do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande (CMDDI), do Conselho Estadual do Índio (Cedin), Comissão de Assuntos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Setorial de Assuntos Indígenas do PT, Articulação dos Povos Indígena do Pantanal (Arpipan) e do Centro Social de Cultura Nativa de Mato Grosso do Sul.

“A Constituição prevê que devemos tratar igualmente aos iguais e tratar de maneira diferente as minorias para dar condições de terem seus direitos atendidos. Nós queremos com a Legislação estabelecer avanços na questão indígena e no combate à discriminação e assegurar a representatividade dos povos indígenas no Poder Público”, explica Teruel.

O projeto altera a Lei nº 3.594, de 10 de dezembro de 2008, que trata dos concursos públicos inserindo um parágrafo determinando a reserva mínima de 3% para indígenas aprovados no processo seletivo realizado em iguais condições para todos os candidatos. O projeto prevê que os editais dos concursos públicos deverão apresentar a previsão de reservadas vagas oferecidas para índios existentes entre os candidatos aprovados.

Fonte:http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=17438

Informações complementares:

O Estado de Mato Grosso do Sul possui cerca de 64 mil índios.

A Lei Estadual nº 3.594, de 2008, atualmente já reserva cotas tanto para negros como para os portadores de deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário